Empreendedor cultural preto pode concorrer a R$ 7 mi em edital
Empreendedores culturais têm até às 17h59 de 9 de junho para se inscrever para o Fundo Bora Cultura Preta. A parceria é uma iniciativa da PretaHub e da Ambev e lança um edital de R$ 7 milhões para acelerar projetos de entretenimento e cultura. Segundo um comunicado enviado à imprensa, a ação “tem o objetivo de ampliar o horizonte de oportunidades de produtores, artistas e empreendedores culturais negros de todo o país”. Eis a íntegra – 71 KB.
O fundo integra o Bora – programa de inclusão produtiva da Ambev, cujo objetivo é criar oportunidades de capacitação, emprego e renda. O valor destinado à iniciativa vem da combinação de recursos próprios e investimento via leis de incentivo fiscal. Os selecionados pelo programa participarão de jornadas de acompanhamento, suporte e capacitação com o PretaHub e o Afrolab. Ainda terão acesso às trilhas de conhecimento da Ambev On –espaço de aprendizagem e desenvolvimento da gigante. “Queremos impulsionar os produtores culturais em uma jornada de longo prazo, incentivando a cultura do aprendizado e fornecendo também espaços de capacitação e troca para eles”, diz Andreza Machado, Gerente de Impacto Social da Ambev.
O Fundo Bora Cultura Preta tem apoio do Comitê Externo de Diversidade da empresa e da empreendedora social Adriana Barbosa, fundadora da Feira Preta, CEO e idealizadora do PretaHub. “Com essa iniciativa, espero que os departamentos de marketing de outras empresas se inspirem e invistam financeiramente em proponentes negros, não apenas pelo cunho social, mas por entender o potencial de consumo de mais da metade da população do país”, declarou Barbosa. Leia regras de como se inscrever no Fundo Bora Cultura Preta:
- interessados podem se inscrever neste site;
- o projeto não precisa estar o projeto não precisa estar previamente aprovado na Lei de Incentivo, basta estar inscrito;
- Iniciativa contempla projetos de artes, artes visuais, gastronomia, produção e difusão de conteúdo digital, negócios de impacto nas indústrias criativas, turismo, festivais, moda e literatura;
- Serão avaliados por uma banca de profissionais externos e também de colaboradores e representantes do BOCK (Building Opportunities for Colleagues of all Kinds) –grupo de afinidade racial da Ambev, composto por funcionários de todo o Brasil.